NOTÍCIAS
Leonel Moura Cria A Maior Tela Do Mundo Pintada Por Robôs

Leonel Moura Cria A Maior Tela Do Mundo Pintada Por Robôs

Leonel Moura foi distinguido como autor da maior tela do mundo pintada por robôs. O artista deu vida a uma obra abstrata, inteiramente pintada por oito pequenos robôs, com a ajuda de um algoritmo, que é agora exposta na rua, em Lisboa. A robótica e a arte têm uma história de duas décadas de trabalho conjunto para o artista português, que se dedica a fazer obras de arte com Inteligência Artificial.

Leonel Moura Cria A Maior Tela Do Mundo Pintada Por Robôs

Através de feromonas que permitem às formigas manterem-se juntas e no mesmo caminho, podemos construir percursos muito concentrados. Leonel Moura trocou as feromonas por tintas e as formigas por oito máquinas e criou uma obra de arte, a maior tela já pintada por robôs. 

Desde 1990 que o artista português começou a trabalhar um algoritmo a que chama “algoritmo das formigas”. Em 2001 criou um robô que substitui a feromona por cor e os carreiros acabam por se tornar desenhos.

Leonel Moura Cria A Maior Tela Do Mundo Pintada Por Robôs
Leonel Moura Cria A Maior Tela Do Mundo Pintada Por Robôs

A tela de oito metros de altura e 16 de largura está exposta na fachada lateral do Museu Nacional de História Nacional e da Ciência, em Lisboa.  Leonel Moura construiu, durante uma semana, com a ajuda de oito robôs esta obra de arte no Picadeiro do Colégio dos Nobres, dentro do próprio museu lisboeta. 

Os pequenos robôs foram equipados com ultrassons, o que permitiu que pintassem em conjunto sem bater e sem ir de encontro a nada, com sensores de cor e de imagem. Assim, trabalharam e pintaram durante uma semana, com base no algoritmo das formigas, criado pelo artista português. 

As máquinas são capazes de trabalhar quase autonomamente. O ser humano cria os robôs, escolhe as cores e decide a hora a que as máquinas param de pintar. Depois de começarem a pintar, os robôs seguem o algoritmo das formigas e são atraídos pela cor, tal como as formigas são atraídas pelas feromonas. 

Websummit 2017

O artista português já expôs diversas obras por todo o mundo, em Paris, Pequim e Moscovo, por exemplo. A ESI teve inclusive o privilégio de já ter trabalhado com o artista.

Trabalhamos lado a lado na Websummit em 2017. Neste evento, Leonel montou uma enorme tela na vertical e concebeu quatro carros robotizados que iam desenhando linhas a várias cores sobre a tela em branco. Esta exibição foi um dos destaques da edição. 

Astana Expo-2017
Paris, Grand Palais, 2018

Estivemos também ao lado do artista em Astana, em 2017. Aqui foi apresentado o “BeBot”, um “enxame” de robôs construídos para a Expo2017 em Astana. Robustos e inteligentes, os robôs foram capazes de funcionar durante 3 meses. Cada robô detetava a sua própria cor (azul, vermelho ou verde) e reagia à mesma.

No Grand Palais, em Paris, em 2018, Leonel Moura apresentou “Artistes & Robots”, um conjunto de robôs que criam pinturas originais. A peça exibida foi uma arena, no interior da qual se encontravam os robôs em ação, e nas paredes foram apresentadas duas grandes pinturas finalizadas. 

Fonte: https://www.publico.pt/2022/06/21/ciencia/noticia/maior-tela-criada-robos-exposta-museu-historia-natural-lisboa-2010798  

Se gostou os outros também merecem ver! Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on linkedin