NOTÍCIAS

Robótica Industrial: Um dos Pilares da Indústria 4.0

A Robótica industrial assume-se, de mão dada com a automação, como um dos pilares da Quarta Revolução Industrial! A integração de robôs industriais tem um papel extremamente importante no crescimento das indústrias, garantindo a competitividade. Neste artigo damos-lhe a possibilidade de saber mais sobre esta área, quais as suas principais vantagens e aplicações.

O que é a Robótica Industrial?

A robótica industrial surgiu em meados da década de 50 do século passado e foi uma das tecnologias que rapidamente se desenvolveu e continua a marcar o ambiente industrial. Os robôs realizam tarefas que para o trabalhador são monótonas, repetitivas e até mesmo perigosas, e fazem-no com altos níveis de precisão de forma mais económica.

Para além disto, os robôs alcançam a otimização de processos, visto que trabalham sem descanso, produzem em maior quantidade e com menor custo, por isso o aumento da produtividade é exponencial.

Principais Vantagens e Aplicações

A implementação de sistemas de automação com robôs traz diversos benefícios para as empresas, uma vez que a tecnologia torna as indústrias competitivas. Algumas vantagens da robótica industrial: 

  • Aumento de segurança na execução de tarefas de riscos; 
  • Redução de custos de produção; 
  • Maior possibilidade de análise e controlo de qualidade; 
  • Aumento da velocidade de trabalho;
  • Aumento de precisão;
  • Uniformização de produto; 
  • Aumento de produtividade.

Pode ler mais vantagens da Automação Industrial AQUI! 

A robótica pode ter diversas aplicações e trabalhar em diferentes setores da indústria. Na ESI, somos multi setorizados, atuamos transversalmente em várias áreas, como alimentar, automóvel, metalmecânica, médica, construção, polímeros, cortiça e cerâmica

Independentemente da indústria, a robótica assume-se como um sinónimo de produtividade.

Assim, esta tecnologia pode ser aplicada em diferentes tarefas, como por exemplo: operações de montagem; transporte de itens; sistemas de alimentação de peças; tarefas de corte de materiais; soldadura; paletização, entre outros. 

Robótica Industrial: Um dos Pilares da Indústria 4.0

ALGUMAS SOLUÇÕES DE ROBÓTICA INDUSTRIAL DESENVOLVIDAS PELA ESI:

Se gostou os outros também merecem ver! Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on linkedin