NOTÍCIAS
esi-emaf-nfts-post-thumb

NFT ESI – Tributo eternizado na Blockchain

Estivemos presentes na 18.ª EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria, que decorreu na Exponor entre os dias 1 e 4 de dezembro.

Aproveitamos o momento para homenagear dois líderes inspiradores para muitos empreendedores e empresários portugueses que acreditam em Portugal, no conhecimento e na capacidade da nossa engenharia e na força da indústria portuguesa para competir com os melhores na quarta revolução industrial.

pequeno video sobre instalação

São eles O Dr. João Vasconcelos, antigo secretário de Estado da Indústria, e do professor universitário e especialista em robótica Norberto Pires, precocemente falecidos em março de 2019 e em agosto passado, respetivamente. 

Para isso foram desenhados dois retratos por um robô-artista que esteve presente no nosso stand.

São duas séries numeradas de 50 unidades cada. Divulgamos agora os dois NFT dos retratos de cada homenageado que serão o espelho digital destas obras físicas, eternizando-as na Blockchain.

A instalação foi tão simples como por o robô a desenhar com uma simples caneta bic usando um traço humano e criando assim uma peça que é produto da relação homem máquina. 

O que é um NFT?

Em resumo NFT quer dizer Non Fungible Token , ou seja, Tokens não fungíveis. Maioritariamente NFTs são vistos como tokens criptograficamente únicos vinculados a conteúdo digital (e às vezes físico), fornecendo prova de propriedade.

Os tradicionalemte são usados para  obras de arte, coleções digitais, música e itens em videogames.

Este último é muito importante pois a industria dos jogos é a maior indústria de entretenimento a nível global. 

No caso da industria há uma multiplicidade de aplicações que eventualmente serão adoptadas como um standard operacional. 

No futuro libertaremos mais artigos a abordar o tema dos NFTS e da blockchain na Indústria. 

De momento apenas vamos focar na ideia eu um NFT é um activo digital único que contem informação imutável e que poderá interagir com plataformas consoante a sua concepção. 

Norberto Pires
EMAF 2021

Uma sentida e justa homenagem ao Professor Norberto Pires, que muito contribuiu para o desenvolvimento e expansão da robótica em Portugal. 

J. Norberto Pires, licenciado em Engenharia Física, ramo de Instrumentação (1991), Mestre em Física Tecnológica, também no ramo de Instrumentação (1994), e Doutor em Engenharia Mecânica, especialidade de Automação e Robótica (1999). Fez pos-doc em Lund na Suécia em Controlo Automático (1999-2000) e esteve em várias universidades como cientista convidado.

Foi autor de várias centenas artigos científicos e técnicos publicados em revistas e conferências de prestígio, 3 livros em Inglês editados pela Springer, 3 livros em Português, com várias edições, editados pela LIDEL, vários capítulos em livros, mais de 500 artigos de divulgação técnico-científica, diretor da Revista Robótica (a única revista Portuguesa de Robótica).

 

João Vasconcelos EMAF 2021

Uma sentida e justa homenagem ao ex-Secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos, que muito contribuiu para o desenvolvimento e expansão da indústria portuguesa. Entre muitas outras ações, foi o principal responsável da vinda da Web Summit para Portugal.

Um homem conhecido pelo que Fazia , motivava e Descomplicava

No seu pragmatismo dizia: “Mais vale feito que prefeito”

Foram desenhados 50 edições físicas por um robô durante a feira da EMAF 2021 e eternizado na blockchain através deste NFT.

Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica, da Associação Portuguesa de Controlo Automático, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Presidente do Comité de Investimento JESSICA Holding Fund Portugal, membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, membro do Conselho Nacional de Empreendedorismo e Inovação, entre outros cargos.

Em meados 2007 assumiu a Presidência do Conselho de Administração do iParque, Parque de Ciência e Tecnologia de Coimbra, cargo que exerceu até final de 2011, à frente de uma pequena mas muito dedicada equipa, com a qual planeou, obteve o financiamento e construiu esse importante espaço de localização empresarial de Coimbra. A estratégia de médio e longo prazo baseava-se na qualidade do espaço, nos edifícios VINCI e TESLA, na forte ligação à UC e numa muito eficaz coleção de serviços que permitisse sem atrativo para investimento e localização empresarial baseada em conhecimento.

No final da sua vida era membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (2020-2024), coordenador da respetiva Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade e Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.

Foram desenhados  50 edições físicas por um robô durante a feira da EMAF 2021 e eternizado na blockchain através deste NFT.

Se gostou os outros também merecem ver! Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on linkedin