NOTÍCIAS
IIot e Iot Bem-vindo ao mundo da Internet Industrial das Coisas! 

IIot e Iot: Bem-vindo ao mundo da Internet Industrial das Coisas! 

A IoT – Internet of Things (em português, a Internet das coisas) já faz parte do quotidiano de muitos, mesmo que o seu conceito não seja conhecido ou inteiramente compreendido. Esta tecnologia está presente em muito dispositivos que usamos com grande frequência. De uma forma simples, IoT refere-se a todos os dispositivos conectados digitalmente, que podem ser monitorizados e controlados remotamente, desde os eletrodomésticos mais simples a carros, passando para produtos como wearables e dispositivos médicos. Todos estes conceitos e produtos referem-se a IoT, mas já conhece o conceito IIot? Neste artigo explicamos tudo!  

IoT – Internet of Things: O que é?

Quando procuramos definir IoT, uma das definições mais simples é a ligação constante de todo o tipo de dispositivos únicos, capazes de se identificar na rede e de comunicar entre si. Incorpora o uso de sensores, atuadores e tecnologia de comunicação de dados em objetos físicos que permitem coordenar e controlar esses objetos na internet ou numa rede de dados. 
Com o acesso à internet cada vez mais uniformizado pelo mundo e mais fiável, assistimos a um grande crescimento desta tecnologia. 
 

IIot – Quando a Indústria e a Internet se juntam

Com a IIoT, passamos do controlo de dispositivos e objetivos quotidianos para um nível superior. A IIoT estende a IoT ao setor industrial e às suas aplicações especificas, como robótica, processos industriais e máquinas de produção, entre outros. A IIoT é uma tecnologia chave na Indústria 4.0.

Está inteiramente ligado a comunicação entre máquinas, big data e machine learning,  e em conjunto, todos promovem maior eficiência e fiabilidade nas operações de produção.

Os sensores têm um papel fulcral na IIoT, mas os dispositivos e sistemas que monitorizam e controlam processos industriais também estão conectados à internet. Estes reúnem todos os dados, que são alimentados através da Internet para controlar as máquinas. Esses dados, denominados de Big Data, são então analisados por algoritmos inteligentes. Estas informações abrem portas para que possa ser otimizada a produção.

 
 

Vantagens e Oportunidade da IIot

O acesso e controlo remoto em tempo real significa que é possível monitorizar e melhorar toda a infraestrutura e funcionamento da operação. Os dados obtidos permitem obter insights analíticos valiosos para a otimização de resultados. Para além disto, possibilita a previsão de falhas. 

A IIoT permite uma gestão de energia mais eficiente, sistemas de segurança e de emergência monitorizados remotamente, assim como a automação dos processos e uma melhor gestão e manutenção das infraestruturas.

 

Se gostou os outros também merecem ver! Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on linkedin